Image   51 3307-8008 | 51 99883-0040

BLOG

CONTRATO SOCIAL E ACORDO DE SÓCIOS PODE EVITAR DESENTENDIMENTOS

Contrato social e Acordo de Sócios pode evitar desentendimentos

A formação de uma empresa exige a vontade de todos os sócios em prol de um bem comum. Contudo, com o decorrer do tempo, o interesse dos seus membros pode mudar, surgindo algumas divergências entre eles, o que pode levar a problemas societários.

A briga de sócios está entre as principais causas de fechamento das empresas, perdendo apenas para falhas no planejamento financeiro do negócio e falta de capital (Fonte: IBGE 2017).

Os conflitos societários são considerados qualquer tipo de dificuldade nos negócios que tenha como origem os desentendimentos ou as divergências de opiniões entre os sócios, o que é muito comum, já que os sócios convivem juntos.

Os desentendimentos protagonizados pelos sócios podem acarretar reflexos negativos nas operações e em diversos setores da empresa. Além disso, se o litígio for levado para a justiça, a empresa terá que arcar com custas judiciais e honorários, e poderá ser criada uma instabilidade na corporação. 

Para evitar esses desentendimentos é essencial cada sócio ficar responsável por administrar um segmento ou determinada operação da empresa. O contrato social e o acordo entre os sócios poderão definir o papel de cada membro da organização e como será feita a administração da sociedade.

A construção dos documentos leva em conta uma série de particularidades da Sociedade e de interesse de seus sócios, sendo imprescindível que tal construção seja coordenada por um profissional especializado.

#jalilgubianiadvogados #jalilgubiani #conflitossocietarios #sócios #direitoempresarial #empresarial #contratosocial #acordodesocios #societario #advocaciaempresarial #direito #advocacia #advocaciaportoalegre