Image   51 3307-8008 | 51 99883-0040

BLOG

A IMPORTÂNCIA DA NEGOCIAÇÃO PARA A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

A importância da negociação para a resolução de conflitos

Muitas pessoas confundem a mediação com a negociação, quando estas, no entanto, possuem substancial diferença. 

O negociador, ao contrário do mediador, não tem o dever de imparcialidade, pelo contrário, ele idealiza soluções conjuntas para beneficiar seu cliente. 

Para o negociador, a criatividade é essencial para estimular soluções que atendam as expectativas dos envolvidos, utilizada, sobretudo, para atingir os interesses próprios de seu cliente, o que se distingue muito do conciliador, que busca precipuamente o benefício mútuo, sem distinções. 

O negociador, após ouvir as soluções que os próprios envolvidos têm, para a resolução do conflito, possibilitada a utilização de meios não necessariamente guiados pelo direito, para solucionar a questão de forma amigável, “fugindo” da mora judiciária, e garantindo maior autonomia de ambas as partes para solver o litígio. 

No entanto, para validar a negociação, assim como a mediação, ambas as partes devem estar abertas ao trabalho em equipe e para a realização de acordos, onde, eventualmente, abrir mão de alguns aspectos da relação conflituosa, deve ser necessário. 

Não de forma absoluta, mas para a grande maioria dos casos em que os envolvidos possuem litígio, que pode ser levado à judicialização, a negociação se torna uma aliada à solução célere e benéfica do mesmo, garantindo melhor efetividade da solução, além de garantir maiores possibilidades de solução sensata. 

Gostou do post? Curta e compartilhe!

Jalil?Gubiani?Advogados | jalilgubiani.adv.br???? 

#jalilgubianiadvogados #jalilgubiani #acordodeconfidencialidade #empresarial  #direitoempresarial #contrato #direito #advocacia #advocaciaportoalegre