Image   51 3307-8008 | 51 99883-0040

BLOG

INVESTIDOR: VOCÊ SABE O QUE É MRP?

Investidor: você sabe o que é MRP?

Com a taxa Selic no menor nível da série histórica do Banco Central (BC), as aplicações de renda fixa perdem atratividade, e uma legião de investidores passou a realocar seus recursos em produtos com maior rentabilidade, aceitando, consequentemente, um pouco mais de risco. O resultado foi um aumento no número de investidores operando na B3 (antiga Bovespa).

Todavia, apesar de maduro, ainda há certas coisas no mercado de capitais brasileiro que são pouco conhecidas pelos investidores. Uma delas é o Mecanismo de Proteção da B3 (Bolsa de Valores) denominado, MRP!

O MRP (ou Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos) é uma ferramenta de indenização da Bolsa que possibilita aos investidores o ressarcimento de até R$120 mil por ocorrência, decorrentes de prejuízos causados pela ação ou omissão dos participantes do mercado (corretoras, administradoras, bancos etc.).

O ressarcimento pode ser solicitado quando, por exemplo:

  • A corretora encerra suas atividades;
  • A corretora não executa uma ordem ou é infiel a mesma;
  • Há um uso inadequado de numerário, de títulos e de valores mobiliários ou outros ativos, inclusive em relação a operações de financiamento ou de empréstimo; etc.

As reclamações devem ser apresentadas em até 18 meses após a data do fato gerador do prejuízo.

 

Gostou do post? Curta e compartilhe. 

Jalil Gubiani Advogados | jalilgubiani.adv.br 


CIVIL