Image   51 3307-8008 | 51 99883-0040

BLOG

O MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL (MEI) PRECISA DE ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO?

O microempreendedor individual (MEI) precisa de alvará de funcionamento?

Não! 

Conforme Resolução nº 59/2020 da CGSIM (Ministério da Economia), Microempreendedor individual fica dispensado de atos públicos de liberação de atividades econômicas relativas à categoria, ou seja, dispensado da apresentação de alvarás e licenças de funcionamento.

O objetivo do referido regramento é simplificar a abertura de micro negócios, tornando o procedimento menos burocrático, sendo mais um reflexo o da Lei da Liberdade econômica (Lei 13.874/2019) que vigora com o objetivo de facilitar e desburocratizar os negócios em geral. 

Importante destacar, entretanto, que mesmo com a dispensa da apresentação de licenças e alvarás, o empresário não pode deixar de observar os requisitos legais referentes ao funcionamento de sua atividade no âmbito sanitário, ambiental, tributário, entre outros, e as demais exigências determinadas pela prefeitura, sob pena das sanções legais.

 

Jalil Gubiani Advogados | jalilgubiani.adv.br    

 

#jalilgubianiadvogados #jalilgubiani #direitoempresarial #empresas #mei #microempreendedor #direito #advocacia #advocaciaportoalegre