Image   51 3307-8008 | 51 99883-0040

BLOG

O QUE É COMPLIANCE EMPRESARIAL?

O que é compliance empresarial?

No Brasil, existe uma preocupação cada vez maior com a corrupção. E isso também se aplica aos ambientes corporativos. Como consequência, o chamado compliance empresarial tem ganhado importância. 

Em síntese, o Compliance Empresarial se define como o conjunto de técnicas para que uma empresa se mantenha em conformidade com suas próprias regras e, obviamente, com as leis que regem as atividades que pratica.

Esse conceito abrange todas as políticas, regras, controles internos e externos aos quais a organização precisa se adequar. Um dos seus objetivos é corrigir e prevenir desvios que possam trazer conflitos judiciais para o negócio.

 Ele se dedica a todas as áreas que possam apresentar irregularidades que afetem o desempenho e a reputação da empresa (ambiental, trabalhista, financeiro, de segurança do trabalho, operacional, contábil, etc.)

Além da proteção da reputação, o compliance apresenta diversos outros ganhos, como evitar as fraudes internas ou externas, prevenindo prejuízos e penalidades. Além disso, uma empresa ética, e de boa reputação, atrai tanto colaboradores, quanto mais investidores.

A longo prazo, todas essas vantagens representam melhor saúde financeira, pois há mais lucros (com maior qualidade de trabalho e mais investimentos) e menos prejuízos (ao evitar problemas com a lei).

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco. 

#jalilgubianiadvogados #jalilgubiani #complianceempresarial #direitoempresarial #empresarial #contratosocial #societario #advocaciaempresarial #direito #advocacia #advocaciaportoalegre