Image   51 3307-8008 | 51 99883-0040

BLOG

PASSOS PARA PEDIDO DE MEDICAMENTOS VIA SUS

Passos para pedido de medicamentos via SUS

Sabe-se que o Poder Público é responsável pela saúde de toda população.

No entanto, na prática nem sempre é assim, e muitas pessoas aguardam em filas por remédios caros e acabam por ter seu pedido negado.

O cidadão que necessita de medicação de alto custo e pretende conseguir pelo SUS, precisa ir até a farmácia do Sus devendo ter junto: laudo médico detalhado, receita médica específica da patologia, cartão do SUS, cópia de seus documentos pessoais e comprovante de endereço, não podendo esquecer de solicitar cópia do pedido para que possa acompanhar a solicitação.

Caso seja negado o remédio de alto custo, é possível, ainda administrativamente, fazer um requerimento para a Secretaria de Saúde no qual deve apresentar que fez o pedido local adequado e que preenche os requisitos para concessão do remédio.

Em alguns casos, medicamentos elencados na lista do Sus não fazem efeito e até resultam em efeitos colaterais aos pacientes e por isso a necessidade de buscar outros fármacos, fora dessa lista. Com muitos testes, dedicação e persistência, o paciente chega ao encontro do conjunto medicamentoso mais adequado promovendo o controle dos sintomas.

Quando o medicamento não faz parte do elenco de medicamentos disponibilizados pelo SUS ele automaticamente será negado, portanto a necessidade de ajuizar contra a União conjuntamente com o Estado, quando realmente é existente na Anvisa.

Se lhe for negado o remédio ou tratamento, você precisará de um advogado para dar entrada em um processo judicial, lembrando que para entrar na justiça é necessário a tentativa administrativa antes.

Fique ligado em todos os seus direitos! Venha conhecer o escritório!


SAÚDE CIVIL