Image   51 3307-8008 | 51 99883-0040

BLOG

TESTAMENTO: COMO ESCOLHER A MELHOR FORMA?

Testamento: como escolher a melhor forma?

Você sabia que existem diversas formas de fazer um testamento? 

Por ser objeto de muitas dúvidas, preparamos este post para, de forma resumida, expor as principais formas cabíveis de testar: 

TESTAMENTO PÚBLICO: É a mais comum das espécies de testamento, sendo também a mais segura e formal. É realizada por tabelião, que lavra documento por escrito com todas as declarações e vontades do testador. Após, é lido por duas testemunhas e assinada por todos os presentes. Esta é a única forma de testamento permitida aos analfabetos e deficientes visuais.

TESTAMENTO CERRADO: Possui um caráter sigiloso, tendo seu conteúdo divulgado somente quando o testador falecer. Ele pode ser escrito por testador ou outra pessoa designada por ele, desde que tenha a assinatura do testador. O documento somente tem validade com a aprovação do Tabelião, e assinatura de duas testemunhas. Este documento pode ser escolhido por surdos-mudos.

TESTAMENTO PARTICULAR: É o testamento mais fácil, tendo em vista que não necessita a aprovação do Estado, porém, é o menos seguro, pois possui maior chance de invalidação. Este documento é lido e assinado pelo testador, na presença de, pelo menos, três testemunhas que também deverão assinar. Após o falecimento do testador, será apresentado em juízo e precisará ser confirmado pelas testemunhas. 

Gostou do post? Então curta e compartilhe.

Jalil Gubiani Advogados | jalilgubiani.adv.br 

#jalilgubianiadvogados #jalilgubiani #testamento #sucessãopatrimonial #testamentopublico #formasdetestar #direitosucessorio #direito #advocacia #advocaciaportoalegre


CIVIL